#7

EDITORIAL

 

Sejam bem-vindos à ESC:ALA.

Colaboram no sétimo número da ESC:ALA um amplo conjunto de autores cujos trabalhos vão do ensaio (António Cabrita, Carolina Gonçalves, João Pedro da Costa, José Bértolo, Mathilde Ferreira Neves, Sérgio Dias Branco e Tatiana Faia) à fotografia (nuno ventura barbosa, Margarida Robert, Sara Rocio e Sofia Gomes), passando pelo vídeo (Edgar Pêra e Mathilde Ferreira Neves), o vídeo musical (com música de Pedro Boléo Rodrigues, imagens de Mathilde Ferreira Neves e montagem de nuno ventura barbosa), a ilustração (Rita Westwood), o desenho (Ana Eliseu e Richard Câmara), a música (Fernando Ramalho e Pedro dos Reis) e a poesia (António Cabrita e Vasco Gato).

Neste novo número, a criação artística alia-se, uma vez mais, ao gesto ensaístico. Os diversos contributos abordam ou evocam a obra de uma vasta galeria de criadores e pensadores (Alexandre O’Neil, Alfred Hitchcock, Antero de Quental, August Rodin, Buster Keaton, Chris Cunningham, Clarice Lispector, Dante Alighieri, David Bowie, Dimitri Kirsanoff, Eça de Queirós, Gonçalo M. Tavares, Herman G. Weinberg, Philip K. Dick, Rita Taborda Duarte e Sebastião Alba, entre outros), mas aproximam-se também de temas como o vaudeville, o cinema mudo, a repetição, a pedagogia, o rosto e o corpo humano, a ficção científica, a distopia, a música popular e a videomusicalidade, e inquirem ainda a relação entre cinema e poesia, o hipermediatismo, a alienação, a tradução como citação, a influência do contexto na criação artística, o pós-colonialismo, o (neo)surrealismo, a inteligência artificial, o poder invocativo do registo fotográfico e a gentrificação.

Há, por fim, a assinalar o facto de ter sido acrescentado o formulário final à colaboração de Pedro Cassiano no número #6 da revista, que corresponde ao preenchimento do seu formulário por um colectivo de leitores.

A ESC:ALA está, como sempre, grata a todos os que possibilitaram a existência do seu sétimo número.

 

Fevereiro de 2016
João Pedro da Costa
Mathilde Ferreira Neves
Rita Novas Miranda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s