Existirá um cinema em diálogo (contra ou em tensão) com a literatura? Sempre, por definição? Em que medida será operativo pensar um cinema narrativo e um cinema poético ou lírico?
responde JOÃO NICOLAU
Sim, existe um cinema – um conjunto de filmes – que dialoga com a literatura. Basta considerar as adaptações literárias, os biopics de escritores ou os filmes que se constroem a partir de formas literárias (diários, cartas, etc). Sempre, por definição, não me parece. As primeiras imagens captadas pelos Lumière são devedoras de alguma tradição literária? Os filmes experimentais – aqueles que riscam a película ou se desenvolvem apenas por sequências de cores ou de formas – têm necessariamente um equivalente literário?
Se por “operativo” entendermos “útil” eu diria que não, não é operativo pensar um cinema narrativo e um cinema poético, porque se pensarmos essas categorias como exclusivas elas não podem englobar os filmes que interessam: aqueles nos quais um arco narrativo perfeito apenas serve uma poética que o transcende. Se, pelo contrário, as pensarmos como concomitantes ou sobrepostas, deixam de ter valor enquanto categorias.
João Nicolau é cineasta.