Inquérito: Cinema e Literatura

Existirá um cinema em diálogo (contra ou em tensão) com a literatura? Sempre, por definição? Em que medida será operativo pensar um cinema narrativo e um cinema poético ou lírico?

responde JOÃO NICOLAU

 

Sim, existe um cinema – um conjunto de filmes – que dialoga com a literatura. Basta considerar as adaptações literárias, os biopics de escritores ou os filmes que se constroem a partir de formas literárias (diários, cartas, etc). Sempre, por definição, não me parece. As primeiras imagens captadas pelos Lumière são devedoras de alguma tradição literária? Os filmes experimentais – aqueles que riscam a película ou se desenvolvem apenas por sequências de cores ou de formas – têm necessariamente um equivalente literário?

Se por “operativo” entendermos “útil” eu diria que não, não é operativo pensar um cinema narrativo e um cinema poético, porque se pensarmos essas categorias como exclusivas elas não podem englobar os filmes que interessam: aqueles nos quais um arco narrativo perfeito apenas serve uma poética que o transcende. Se, pelo contrário, as pensarmos como concomitantes ou sobrepostas, deixam de ter valor enquanto categorias.

 

João Nicolau é cineasta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s